Licenciamento 2020 RJ: Valor, Tabela, Pagamento

Todos os anos é obrigatório todos os proprietários de veículos pagar o licenciamento 2020 RJ. Cada veículo que circula pela região deve contribuir com o licenciamento 2020 RJ. Mas muitas pessoas pagam esse imposto e não sabem para que serve e como pagar. Se você tem dúvidas a respeito do licenciamento veja as informações a seguir.

Licenciamento 2020 RJ

Licenciamento 2020 RJ

Licenciamento 2020 RJ

O licenciamento 2020 RJ todos os anos é imposto sobre todos os veículos dos estados brasileiros.

No estado do Rio de Janeiro esse imposto também é cobrado e todos os donos de automóveis devem realizar o pagamento da taxa.

✓ Confira ainda quem tem direito a Isenção IPVA RJ 2020

Como o próprio nome já diz o licenciamento serve para o veículo obter a licença para circular nas vias do país. E apenas com o pagamento do licenciamento 2020 RJ é que os motoristas poderão emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Com o certificado você comprova que o seu automóvel não possuí débitos com o Estado que pode circular tranquilamente pela região. Esse documento é exigido durante uma blitz policial, e conferido se está tudo em ordem com o veículo.

O órgão responsável pela emissão do CRLV e cobrança do licenciamento em cada estado é o DETRAN. O certificado é liberado sem a vistoria do veículo,  apenas se for carros de passeio e motos.


Valor licenciamento 2020 RJ

O valor cobrado pelo imposto do licenciamento 2020 RJ sempre sofre reajustes, e esse ano não foi diferente.

O Detran determinou que a de janeiro os contribuintes deveriam pagar uma taxa de licenciamento referente a R$202,55.

Mas houve reclamações. O proprietários de veículos reclamaram do valor cobrado e o Ministério Público pediu que essa taxa fosse diminuída. Então com esse pedido os contribuintes passaram a pagar R$144,68.


Pagamento do licenciamento 2020 RJ

O pagamento licenciamento 2020 RJ é a quitação da taxa de emissão do CRLV, do IPVA Rio de Janeiro e do DPVAT. Então a emissão do boleto do seguro DPVAT deve ser emitida no site da Seguradora Líder.

O pagamento pode ser realizado em qualquer banco, e se você estiver com o seu CRLV em mãos você também pode realizar o pagamento nas casas lotéricas.  A contribuição é uma cota única, e não tem descontos.

Para você saber quando pagar o seu licenciamento 2020 RJ é preciso estar atento ao calendário de pagamento. Nesse calendário você sabe exatamente quando pagar a sua taxa. Veja a seguir esse calendário, ele está em formato de tabela.


Tabela licenciamento 2020 RJ

Os proprietários de veículos devem estar atentos a tabela do licenciamento 2020 RJ. Nessa tabela contam os números do final da placa dos automóveis. Cada final de placa tem uma data de vencimento correspondente.

Confira a seguir:

Final da placa Data limite
0 31/05
1 28/06
2 28/06
3 31/07
4 31/07
5 31/08
6 31/08
7 30/09
8 30/09
9 31/10

Com essa tabela fica bem mais fácil saber exatamente quando pagar o seu imposto. Não perca o prazo para não pagar multas e outras taxas.


Como consultar licenciamento 2020 RJ?

Para realizar a consulta licenciamento 2020 Rio é preciso através da internet acessar o portal do DETRAN e inserir todos os dados do veículo. Então aparacerá o valor das taxas que compõem o tributo.

A seguir veja como fazer a consulta:

  • No ‘Menu Veículo’ vá para ‘Consultas’ e em seguida ‘Nada consta’;

  • Informe os dados do seu veículo como a placa e o RENAVAM;

Agora você terá acesso a todas as informações e a todos os valores referente ao imposto do seu veículo.

Não se esqueça, vamos estar sempre atualizando as informações aqui no post para você não perder nenhuma data de pagamento do seu licenciamento 2020 Rio de Janeiro.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Licenciamento 2020 RJ: Valor, Tabela, Pagamento